Ou: “Exemplo da prática do Copy & Paste descarado”.
Trabalho com o Guia do PC, considerando a fase do WinAjuda, há quase cinco anos. Nesse tempo, tive contato com diversas pessoas, das quais algumas, além de aproveitar o conteúdo disponibilizado gratuitamente, se ofereciam para ajudar. Outros, porém, fosse por querer fazer melhor e/ou diferente, fosse por inveja, criavam sites “concorrentes”.
Antigamente, publicar algo na Internet era complicado. Blogs eram absolutamente irrelevantes, servidores gratuitos eram (e ainda são) horríveis, e conhecimento básico em HTML, no mínimo, era requisito obrigatório para expôr suas palavras ao mundo. De um tempo para cá, porém, graças à inclusão social, propiciada por incentivos do governo sob forma de programas populares, como o Computador para Todos, e graças também aos blogs, através de serviços gratuitos que permitem a qualquer um, inclusive semi-analfabetos, publicar na web, fazer isso tornou-se ridiculamente fácil.
Neste contexto, a proporção de blogs “inspirados” no Guia do PC/WinAjuda cresceu assustadoramente. Na teoria, beleza: mais gente criando, disseminando conteúdo, se ajudando mutuamente. Na prática, o caos: blogs parecidíssimos, tanto no layout, quanto no conteúdo, chupando (”copiando” é um termo muito brando) conteúdo de onde for possível, até a última gota. O crescimento coletivo? O compartilhamento de idéias? Danem-se.
Vejam este exemplo que separei analisando alguns desses blogs. A Folha publicou um artigo bacana, citando os principais tipos de ameaças virtuais existentes. Nada menos que quatro blogs republicaram o conteúdo na íntegra, e o que é pior: apenas um citou a fonte original.
Vejam o mapa do descaso (links com rel=”nofollow”, exceto o da Folha):
Sei que nem este artigo, nem zilhões deles, pararão essa enxurrada de inutilidade. É, infelizmente, um caminho sem volta. Alguns conseguem ser salvos, mas parcialmente: sempre que detecto algum plágio grosseiro do GdP, entro em contato com o dono do blog (antes de pedir a exclusão do mesmo para o suporte do WordPress), e em alguns casos, o plagiador adeqüa o post aos meus termos de uso, e vejam só, passa a respeitá-lo, não transcrevendo mais na íntegra as notícias do Guia. E aí está o problema: só as do Guia. As demais continuam sendo usurpadas de seus autores, sem nenhum pudor.
A maioria desses blogs é de adolescentes, e isso me preocupa ainda mais. Se nessa idade, eles não têm consciência da cagada que estão fazendo, imagine quando crescerem?
Eu só sei que é triste ver a Internet, algo tão maravilhoso, tão cheio de possibilidades, ser usada de forma tão… tão repugnante. Entrando no campo sociológico, acredito que isso seja um reflexo do brasileiro, aquele que sempre quer aparecer, e melhor ainda se for através do maldito “jeitinho brasileiro”.
Tags: blog, cópia, denúncia, direitos autorais, plágio, transcrição.Rodrigo, segundo a nossa lei — salvo engano — qualquer pessoa pode veicular artigos/notícias jornalísticas em seu veículo jornalístico. Antigamente, era tudo mais simples: dificilmente um jornal gostaria de veicular algo citando o nome de seu concorrente direto ou quem o fazia era de longe. Mas, e hoje, o que fazer? Essa lei (se existir) ainda é válida? E, sendo válida ou não, o que esperar se não bom senso?
Posted by Diego
October 17th, 2007, às 10:06 pm. #.
Bem vamos analisar este seu artigo:
1-”"…blogs parecidíssimos, tanto no layout, quanto no conteúdo, chupando (”copiando” é um termo muito brando) conteúdo de onde for possível, até a última gota. O crescimento coletivo? O compartilhamento de idéias? Danem-se.”
Bem, pode até ser que tenha pessoas que copiem o conteúdo do seu blog, mas a maioria coloca Fonte e créditos. Acho que isso você não pode negar. E em questão do Layout você que fez? Acho que o servidor que disponibiliza né? Então ele é livre para todos, só porque você usa não quer dizer que é só seu… Vamos para o próximo:
2-”A maioria desses blogs é de adolescentes, e isso me preocupa ainda mais. Se nessa idade, eles não têm consciência da cagada que estão fazendo, imagine quando crescerem?”
Sinceramente e com todo respeito, essa foi a opinião mais idiota que você ja fez. Porque? Existe adolecentes que tem blogs incriveis, interessantes e que q
Posted by Márcio Júnior
October 17th, 2007, às 10:17 pm. #.
quando crescerem concerteza se tornaram homens de sucesso. Então nunca mais fale de “da cagada que estão fazendo”, pois se for cagada o nosso publico gosta e você já foi adolescente…
Mas voltando ao tema central,a Fonte, na minha opinião, é a mais complicada quastão da Blogosfera, pois veja comoigo:
O Blog X cria um artigo e o Blog Y copia o artigo e coloca a fonte do blog X. Eu copio a notícia e coloco a fonte do Blog Y, mas ai vem o Blog X querendo a sua fonte. Mas se eu coloco a fonte do Blog X, la vem o Blog Y pedindo a fonte pois apesar da matéria não ser dele, eu peguei matéria do site dele.
Ou seja a um ciclo sem fim.
Eu sei disso pois eu sou dono de um blog, e ja tive varios casos de fontes como sa situação, e é ruim .
Se há uma regra de fonte, me fale qual blog da situação está certo.
E se não há ainda então não cite blogs de deskmod, muito bons pois além de manchar o nome deles pode manchar o seu.
Márcio Jr.
Posted by Márcio Júnior
October 17th, 2007, às 10:28 pm. #.
meu se tem essa leia ninguém sabe dela e outra não tem como evitar isso no mundo da internet.. Varias matérias sai de um site e vão para outro sem se quer colocar um agradecimento..Isso não acontece só em blogs de programas e deskmod entre outros tipos. No meu blog de música acontece muito isso o povo pega as músicas e depois coloca no site deles sem fonte e sem se quer um OBRIGADO!
Só acho que se você sitou esses blogs deveria ter sitado
também outros blogs como por exemplo o Blog Windows entre outros que já vi que fazem o mesmo!
por mais que meu blog seja pequeno ainda e eu pegue matérias em outros site eu sempre coloco a fonte do site que peguei e se a pessoa pegou de outro também!
Essa é minha opinião agora cada um com a sua né.
Posted by Gabriel
October 17th, 2007, às 10:30 pm. #.
desculpe-me, mais naum estou de acordo com essa porcaria de post, você está destratando destratando o dono de cada um dos blog, da próxima vez pensa duas vezes antes de colocar besteiras em seu blog, você também foi um adolescente…
Posted by Lucas
October 17th, 2007, às 10:34 pm. #.
cara você pode ser filho do papa, mais você, eu acho que nunca vai se perdoado pelo que você publicou no seu site.
eu lamento por você e por seu site
Posted by Lucas
October 17th, 2007, às 10:44 pm. #.
olha naum estou falando maal dos seu Site, estou apenas falando mal do que errado…
Posted by Lucas
October 17th, 2007, às 10:45 pm. #.
Gabriel, não importa se a pessoa saiba ou não de uma lei. Ela existe. O resto é silêncio e subordinação a ela. Queira você ou não.
Você reclama que as pessoas não citam que pegaram a letra de uma música de seu site. Entretanto, a propriedade intelectual da música não é sua e você não tem autorização por escrita para publicá-las (suponho). Ou seja, segundo os termos da lei, você está cometendo um ato ilegal.
Aí você citaria o Vagalume, afinal eles também fazem isso. Certíssimo. Acontece que as próprias gravadoras parecem fazer vista grossa porque também deve ser interessante a elas.
A questão é que a lei de propriedade intelectual não dá conta do que aconteceu nos últimos dez anos.
Posted by Diego
October 17th, 2007, às 10:46 pm. #.
Eu acho que você tinha que pelo menos criar um post de desculpas, pois você sujou os nomes dos blogs:Suporte XP,
H2O DeskMod 2007, Suporte XP, Windows Tuning e Geral PC. Mas o estranho é que a maioria dos artigo de teu site foram pegados de um site não cirador do artigo.
Como disse o Lucas:”eu lamento por você e por seu site”
Posted by Márcio Júnior
October 17th, 2007, às 10:51 pm. #.
E em questão do Layout você que fez? Acho que o servidor que disponibiliza né? Então ele é livre para todos, só porque você usa não quer dizer que é só seu…
Márcio Júnior,
Se o Rodrigo fez o layout do próprio blog, ele tem o todo direito de decidir se é livre ou pra uso próprio dele. O trabalho é dele, ele quem fez, se alguém copiar o layout ele pode muito processar. Se vc não sabe nem todos os themes são gratis. Eu faço temas personalizados e cobro pelo serviço, e não gostaria que alguém viesse e “pinbá” copiasse o layout do meu site/blog.
E também acho que ele não manchou o nome de nenhum desses blogs, ele só citou o que eles fizeram…
Parabéns pelo post Ghedin.
E não tem essa não, a pessoa pode ser o que for: (Adolescente, Adulto, Ancião), merecemos ser tratados como cidadão, OLHA SE VOCÊ NÃO TOMAR AS PROVIDENCIAS DE TIRAR ESSE POST EU MESMO VOU DENUNCIAR, EU GOSTARIA QUE ALGUÉM FALASSE MAL DO SEU BLOG, QUE ATÉ O MOMENTO APARENTA SER BOM…
Posted by Lucas
October 18th, 2007, às 6:09 am. #.
Olá,
Isso que você escreveu não é exclusividade de blogs hospedados em serviços gratuitos que você aparentemente abomina. Nem culpa da inclusão digital (a qual eu tenho a impressão de que você também não gosta - será medo? isso aconteceu também lá pelos anos 1800 e alguma coisa, quando começaram a falar em abolir a escravatura).
Alguns blogs “profissionais”, pagos, copiam descaradamente conteúdo de outros. Não vou citar exemplos, mas procure por aí um vídeo de um sujeito resolvendo dois cubos mágicos ao mesmo tempo e depois procure no www.ziza.es
Aliás, qualquer foto estranha que você encontrar por aí, procure também no Ziza, que é a fonte de todos.
Ah… e nesses casos, a fonte também não é citada, nem pelo “problogger” mais famoso do país.
Posted by Marcelo
October 18th, 2007, às 7:51 am. #.
A respeito do “copy & paste”, o fato é que todo mundo quer ganhar grana postando, tendo um blog, mas ninguém se dá ao trabalho de mudar sequer uma vírgula, ou mudar o texto, e não é privilégio de internet: por exemplo, no interior do RS, já vi jornais com conteúdo EXATAMENTE igual ao do globoesporte.com… sinceramente, é uma p*ta sacanagem. Faz parte realmente do jeitinho. Da cultura brasileira de pegar algo pronto e querer ganhar em cima, sem trabalhar a idéia, sem acrescentar m*rda nenhuma, e, pior, sem dizer um OBRIGADO, quanto mais citar a fonte. Brigas na umbigosfera pra comprovar isto não faltam. A minha única dúvida é se os sites que citaram a fonte, porém errada, merecem o mesmo tratamento, já que podem simplesmente não ter localizado o artigo em outro local para confrontar.
Posted by The Adjudicator
October 18th, 2007, às 8:18 am. #.
Ah, e a respeito de outros comentários, sinto-me obrigado a rechaçar alguns comentários(na verdade é falta do que fazer, não tive aula hoje):
* Sobre os adolescentes, se eu fosse o dono do texto, não mudaria uma vírgula, já que o Ghedin escreveu “A maioria desses blogs é de adolescentes”. Sabem o que significa maioria? Significa que o cara que escreveu não está falando de todos. E realmente, da quantidade de blogs que surgem, dá pra contar com os dedos das mãos do Lula a quantidade que tem conteúdo original. O resto é cópia e hype. É adsense até entrando pelas orelhas do navegador.
** Sobre ter que se retratar com os sites mencionados como exemplo, eu sequer entrei nas url’s pra comprovar. Mas SE está como foi publicado no post, não tem porque pedir desculpas ou se retratar. Não foi dito nada além do que os sites em questão supostamente tenham feito, na minha opinião.
Posted by The Adjudicator
October 18th, 2007, às 8:24 am. #.
Eu já falei pra vocês que não tive aula hoje? :D
Hehehe…
Posted by The Adjudicator
October 18th, 2007, às 8:25 am. #.
Realmente não há que possa ser feito pra evitar isso, hora ou outra eles aprendem, nem que seja na faculdade quando forem reprovados na monografia/tcc por plágio.
Esse comentário respondendo todos os publicados acima ficará gigantesco… Mas vamos lá.
@ Diego
A Lei nº 9.610/98 diz que é vedada a cópia, integral ou parcial, de obras intelectuais, salvo se autorizada expressamente pelo autor. Ela só permite cópias de passagens, a fim de ajudar no estudo, polêmica ou crítica, o que, cá entre nós, é algo absolutamente diverso do que ocorre com os blogs citados no texto.
Essa lei é válida, só que infelizmente poucos correm atrás de seus direitos (na maioria dos casos, como no meu, nem vale a pena).
@ Márcio Júnior
1. Não disse que vocês não colocam créditos e fonte, questionei que não produzem nada novo, ficam só no “copy and paste”, e tá beleza. E sobre o layout, eu nem o que vocês usam, cara! Criei um exclusivo, e pronto. Critiquei o fato dos blogs mencionados serem tão parecidos (em todos os sentidos), que até o layout é idêntico. Criatividade zero.
2. E eu disse que adolescente não faz coisa certa? Foi só uma constatação, não uma crítica, do tipo “ó, é porcaria só porque é de adolescente”. Eu já fui adolescente, mas nunca fiz nada disso que vocês fazem (e olha que comecei o WinAjuda quando eu tinha 15 anos).
E sobre a questão das fontes, que tal parar de copiar, e começar a criar conteúdo próprio? Não é difícil. Espelhe-se no Guia do PC, que pelo menos nesse ponto, está num excelente nível.
@ Gabriel
Segundo o artigo 3º do Decreto-Lei nº 4.657/42, ninguém pode alegar desconhecimento da Lei para se escusar de cumpri-la :) .
Citei esses blogs porque estava envolvidos num exemplo claro, no caso, o do artigo sobre malwares da Folha. Não é perseguição, nem pirraça.
@ Lucas
Tudo bem, aceito você não concordar com a “porcaria” do meu post, e tudo bem sobre o lance de nunca ser perdoado… Já fui adolescente, mas nunca tive essa conduta criticada na “porcaria” do post.
@ Diego
Isso aí :). So que, no caso do Vagalume, até onde sei eles só disponibilizam as letras das músicas, e isso, acho eu, não é vedado. Um site de tanta relevância como este e outros do gênero (como o Letras) não passaria batido pelos advogados das gravadoras…
@ Márcio Júnior (de novo!?)
Desculpas pelo quê? Apenas demostrei a realidade. Desculpar-me por isso? Sem chance…
@ Carlos
Obrigado :).
@ Lucas
Novamente: não é o fato dos autores serem adolescentes que fazem seus blogs serem ruins. Apenas comentei que, com pouca idade, já estão fazendo besteira.
E você vai me denunciar pelo quê? Não há nada em meu texto que dê brecha para qualquer tipo de denúncia…
@ Marcelo
Não tenho medo da inclusão digital, ainda mais do jeito que as coisas estão - com milhões de analfabetos funcionais acessando a rede. Já ouviu aquele ditado “em terra de cegos, quem tem um olho é rei”? Pois então. Eu só fico triste, de verdade, com a forma pela qual ela é feita: vende o PC para o Joãozinho, por mil conto, e “instala a Internet” nele. E boa, dane-se o Joãozinho. Inclusão digital é algo mais profundo, deve ser realizada com mais cuidado. Deve atingir o âmago das pessoas, atentar também para a educação, a escolaridade do beneficiado. Não é só entregar um hardware de quinta categoria, e pronto.
É fato que muitos blogs famosos copiam textos e idéias de outros, e não citam a fonte. A crítica do meu post vale para estes também. No entanto, como deixo bem claro no início do post, me limitei a relatar minha situação, na qual estou há alguns anos. Por isso fiquei nos blogs citados :).
@ The Adjudicator
O mais estranho é que blogs hospedados no WordPress.com não podem ter publicidade… Vai entender, né?
Sobre o segundo comentário, obrigado pelo apoio :).
@ Ostrock
Plágio em TCC é foda, haha :D. Acho que é mais difícil plagiar e conseguir passar pela banca, do que pegar firme e fazer o TCC corretamente.
[]’s!
Posted by Rodrigo P. Ghedin
October 18th, 2007, às 10:02 am. #.
Rodrigo, agora não poderei ler integralmente essa lei. Ela aborda o caso de textos jornalísticos? Da propriedade intelectual de obras de arte e artigos científicos eu entendo que seja assim. Entretanto, salvo engano, o texto jornalístico tem tratamento diferente da lei, porque é como se ele tivesse uma função social de divulgação da informação, e por isso pode ser mais “livre”. Até porque, geralmente, os textos jornalísticos só têm a duração de um dia ou uma semana, no máximo um mês.
Posted by Diego
October 18th, 2007, às 10:32 am. #.
Me desculpe, Rodrigo, mas não concordo com tudo o que você falou.
Começando do final: tenho 14 anos e sou mais responsável do que muita gente mais velha. Decidi criar o meu Blog (Geral PC) pois meus amigos, sabendo que eu tenho um blog de informática, entrariam (e realmente estão entrando) no Blog e me apoiariam, depois eu estou fazendo uma baita de uma propraganda do Guia do PC e do BlogWindows, pois são os ÚNICOS “parceiros” que eu divulgo eu meu blog.
Sou fanático pelo Guia do PC / WinAjuda já faz quase um ano. Entro quase todo dia no GdP e, se não fosse ele, eu acho que não teria assuntos de informática para conversar com quem também entende, pois boa parte do que sei, aprendi ou li lá.
Depois daquele imprevisto das cópias (eu não sabia que eram proibidas), eu venho tentando melhorar a cada dia, mas ainda estou no começo. Como vou saber o que é proibido ou que não é do agrado de todos se ninguém me avisa? Estou sempre pedindo dicas para o meu Blog, mas nunca recebo!
Eu gostaria que você me passasse dicas por e-mail para mim poder respeitar todas essas leis citadas acima e as não citadas também.
Sobre o post da Folha, acho que já tomei as medidas necessárias, depois passe lá e dê uma olhada. Se tiver algo errado, me notifique, por favor, pois não quero infringir nenhuma lei.
Lendo os comentários, eu também acho que o seu post não tem motivo nenhum para ser denunciado, pois você só está fazendo uma crítica ao que está acontecendo e você acha errado.
por isso que só faço re-post de blogs gringos, me dou ao trabalho de traduzir e acrescentar algo. sou um sangue-suga ?
Luiz, tradução sem citar autorização também infringe as leis de propriedade intelectual. Você não se lembra do casod o Harry Potter?
O grande problema para os bloggers de informática e tecnologia é que, afinal, eles vão sugar de algum lugar, porque no Brasil são desenvolvidas raras tecnologias…
Posted by Diego
October 18th, 2007, às 11:11 am. #.
Pessoal, vocês acham certo só fazer um copy-paste de um site “famoso”? Vem um zézinho, visita o Guia do PC, acha a notícia legal, e “pinba” ctrl c / ctrl v no seu blog.
Sites e jornais grandes fazem isso, mas não é desculpa e muito menos motivo pra continuar.
O certo é cada pessoa escrever o próprio conteúdo, com suas palavras E citar as fontes…
É aquela velha história “se a carapuça serviu…”
No meu blog, o conteúdo é 100% original… e concordo que estes blogs citados são parecidos até demais…
Agora Mateus, a vida não é assim, você não pode fazer as coisas e alegar que não sabia e ficar chorando depois, corre atrás… ninguém vai ficar de babá para você. Não se pode alegar que você matou alguem e que não deveria ir para a cadeia só porque você não sabia que é crime.
Posted by Salvador Camino
October 18th, 2007, às 12:49 pm. #.
Esse é um assunto delicado. Dependendo do texto, mesmo citando a fonte, não é ideal copiá-lo todo.
Principalmente com textos de dicas e tutoriais (howto), uma introdução curta e um link apontando para a origem normalmente bastam.
Acrescentar alguma coisa sua (um caso específico que não foi abordado no texto original, uma abordagem diferente, etc.), não o exime de citar a fonte. Mas, na maioria das vezes, caracteriza um “texto novo”, baseado no antigo.
Outra situação em que reproduzo o texto todo é quando o texto em questão é um artigo, poema, conto, etc.
Exatamente, Rodrigo.
Sempre tive esse tipo de problema (posts copiados descaradamente sem me citar como fonte) e sempre o perfil do plagiador era o mesmo: adolescente, por volta dos 15 anos, excesso de adsense no blog. No começo isso me incomodava muito, mas depois comecei a perceber que os garotos não tinham mesmo noção de que isso não é certo. Depois de uns puxões de orelha que dei através de posts como o seu, a coisa parou (ao menos até onde eu sei). São apenas guris com muita vontade e pouca criatividade (ainda).
Recomendo a quem tá pensando em começar um blog agora que não tente dar um passo maior que a perna. Fale só sobre o que entende.
Agora, sobre os marmanjos que copiam tudo, a história é mais complexa…
Posted by Negão Internauta
October 18th, 2007, às 12:58 pm. #.
Uma coisa é regra de bom comportamento que PODEMOS recomendar a blogosfera e outra coisa são leis que DEVEMOS obedecer. Caso um blogueiro não siga as regras de alguma comunidade blogosférica e seguir as leis, legalmente ninguém poderá fazer nada que o impessa, por mais que não goste.
Acho que todo mundo tem direito de reclamar, e acho inclusive que os textos de blogs brasileiros são muito ruins (se bem que jornal aqui não é bem escrito). Além do mais, preocupa-se com questões muito pequenas. Recomendo muito este post do Mundusminor: http://mundusminor.com/?p=82.
Posted by Diego
October 18th, 2007, às 1:13 pm. #.
@ Diego
Acredito que o texto jornalístico esteja incluído nos termos que citei acima. O que se vê, porém, são jornais firmando contratos de conteúdo com as mesmas agências (como a Reuters), e aí dá aquela impressão de “copy and paste”…
@ Mateus
Mateus, no começo você diz que não concorda, e no final me pede dicas de como manter um blog corretamente? Decida-se! :D.
Se espelhe em blogs e sites corretos. É a melhor dica que posso lhe dar.
@ luiz, Diego e Carlos
Para esclarecer essa questão, vou dizer minha conduta no GdP. A maioria das fontes de lá são de sites estrangeiros. O que faço é:
Um exemplo de como utilizar uma fonte, sem causar mal estar em ninguém…
@ Salvador Camino
“Conteúdo é rei”, já dizia Jakob Nielsen. E por conteúdo, entende-se material original.
@ José Luís
O que eu poderia transcrever sem problemas, mas nem assim o faço, são press releases. Pode ser mais cômodo para mim, mas será pior para meus leitores…
@ Negão Internauta
Também tenho uns casos onde o plagiador “se converteu”. São raros, mas acho que eles valem o esforço.
@ Diego
Excelente texto, esse do Mundus Minor :).
[]’s!
Posted by Rodrigo P. Ghedin
October 18th, 2007, às 1:57 pm. #.
Rodrigo,
1. Eu sei que há as agências de notícias e que os jornais também compram artigos. Talvez seja pela simples vantagem de a Folha não citar o Estadão. Veja, por exemplo, o Bruno Garschagen (http://brunogarschagen.com/, que reproduz matérias na íntegra dos jornais, tudo devidamente citado. Salvo engano, ele é jornalista e, portanto, deve conhecer as leis. Houve uma época em que eu estava com um projeto e tinha consultado um site que dizia que os meios de comunicação jornalística podem reproduzir uma notícia. Por isso eu recomendo você verificar essa questão, afinal, depois disso, algumas reclamações deveriam ser feitas de modo diferente (já que muitas coisas precisam ser ditas!).
Quanto ao seu método de escrever notícias, eu não o critico exatamente. Eu só acho que há muito site de tecnologia pra pouca tecnologia feita no Brasil. Esses sites/blogs, portanto, deveriam primar pela seleção e interpretação, mas isso é difícil de se ver… Acho que o Meiobit e o Geek são os que mais se esforçam nesse sentido.
Posted by Diego
October 18th, 2007, às 2:43 pm. #.
Post maravilhoso. Realmente um dos maiores problemas da web é a violação dos direitos autorais. Isso é indiscutível. A questão é que não é só adolescente. Não tenho a menor idéia sobre se há mesmo alguma faixa etária predominante. Toda vez que tive que defender meus direitos por conta de plágio, eram adultos mesmo; a maioria bem informada (quero dizer, não podia alegar desconhecimento da lei - alegação essa que a lei desconsidera), com curso superior, bom emprego e bom uso da linguagem. Então, a má-fé não tem idade e anda solta na globosfera. Parabéns pelo excelente texto. Um abraço!
Posted by Andre L. Soares
October 18th, 2007, às 3:09 pm. #.
O que me deixou mais chocada é que essas pessoas que demonstraram discordar do post não tem nem argumentos para opinar, já vão logo chamando de porcaria e coisas do gênero.
Você está certo, certíssimo. Quem acha isso normal, com certeza nunca se deu ao trabalho de criar algo novo. A licensa creative commons, por exemplo, é baseada em leis existentes.
;)
Posted by tamara
October 18th, 2007, às 4:01 pm. #.
Olha no que dá esse cadastro automático nos comentários. Eu venho e respondo a tudo. lol
Tamara, concordo com você, menos com o que foi dito (pelo próprio Rodrigo) a respeito dos adolescentes. Isso é realmente terrível, viver num mundo dominado pelos jovens e adolescentes. Também me incluo nisso. Tenho meus vinte anos e não me acho absolutamente preparado para ser formador de opinião, embora me tenha formado muito com blogs e Internet. Chega uma hora em que o que mais falta é velhice. O problema é que os velhos que postam em blog ainda são metidos a adolescentes. Há jeito?
Posted by Diego
October 18th, 2007, às 4:37 pm. #.
Se o seu texto esta reverberando tá ótimo. As vezes esse post copiado pode ajudar alguém que não conhecia seu blog a chegar até aqui(por um link dos favoritos ou sei lá)
Por que se preocupar com quem copia algo consome tempo e vc nunca vai conseguir converter todos…vc mesmo falou a respeito do crescimento dos blogs. Querer que parem de copiar textos é que nem proibir mp3. ;P
Então pra economizar tempo e stress veja pelo lado bom e continue criando seus conteúdos originais. :D
Diego, eu concordo que isso não seja “mérito” apenas de adolescentes, isso acontece com todas as idades, mas o Rodrigo disse que a maioria é de adolescentes e não todos. Talvez por ser a faixa etária mais interessada em blogs.
Só não entendi quando você fala “O problema é que os velhos que postam em blog ainda são metidos a adolescentes” o que isso tem a ver?
Acho que cada um posta da maneira que quer, até porque estado de espírito nada tem a ver com idade.
Posted by tamara
October 18th, 2007, às 8:06 pm. #.
Tamara, desculpe, é que eu sou uma pessoa muito mal-humorada e não costumo ter muita paciência com esses velhos que querem ser como adolescentes — e inclusive aprendem com estes a arte de escrever mal pra dedeu!
Um grande problema é que o adolescente, que na maioria das vezes mal sabe gramática, quando conseguirá fazer um textos bem desenvolvido? Nem aqui e muito menos na China.
E o que me entristece é que o leitor aceita qualquer coisa…
Posted by Diego
October 18th, 2007, às 8:56 pm. #.
@Lucas:
“cara você pode ser filho do papa, mais você, eu acho que nunca vai se perdoado pelo que você publicou no seu site.”
Rachei de rir aqui! Perdoado pelo o que? Quanta confusão por um simples exemplo…Sujou a “imagem” do blog,ora,se o blog tiver realmente um bom conteúdo nada vai sujar a imagem dele. O que realmente é ridículo é vir xingar meio mundo por causa de uma simples citação em um post.:roll: (e que realmente aconteceu)
PS: Eu sou um adolescente! :D
Posted by Rafael
October 19th, 2007, às 12:22 am. #.
Blogs são 99,9% de plagiadores, por isso não tenho respeito e jamais vou respeitar esta porcaria como mídia. Depois ainda tem a moral de falar do jornal, que também tem alguns copiadores, mas no geral são feito por PROFISSIONAIS sérios.
E o suporte XP e o H2O são do mesmo inseto copiador.
Posted by Julio
October 19th, 2007, às 4:08 pm. #.
Pior é quando nem falam de onde tiraram a noticia… Os mesmos textos podem ser encontradas em diversas endereços…
No momento em que o Iphone era noticia… isso aconteceu demais…
Posted by Carlos Fran
October 19th, 2007, às 8:03 pm. #.
Copia usando crtl + c eu acho erradom, agora pegar um artigo escrito e reescrever de outra forma todos bloqueiro fazem isso inclusive “você faz”, “eu” entre outros, pois pouco tem a noticia de primeira mão… A maioria das noticias de tecnologia, informatica, vem dos sites de outros paises.
Esses sites citados também copiaram do meu tem pouco tempo, esse cara deve ser meio doido só pode, copiar igual mo fio da puta, site vai ser penalizado coteudo duplicado lol, reported!
Posted by Rafa
October 19th, 2007, às 10:07 pm. #.
Engraçado…
O sujo falando do mal lavado.
O neowin é sua pagina inicial né?
Entenda, é tudo por R$.
Pouco importa quem vai ler. E sim quem vai clicar ;)
Procure esrever mais em terceira pessoa.
Você é bom explicando como fazer.
Não criticando os outros.
Ps.: Acho que nem precisava do meu comentário né? Os 38 Acima já bastavam!
Posted by Bruno
October 22nd, 2007, às 11:48 pm. #.
Antes tarde do que nunca, respondo os comentários restantes:
@ Diego (again :D)
Reforçando o que já escrevi acima, acredito que a lei já citada valha para jornais também. Porém, deve-se atentar para os acordos que cada jornal tem, agências de notícias envolvidas, tudo isso… É bem mais complicado, e cada caso é um caso.
Sobre a “fórmula do sucesso” para sites de tecnologia, eu não entendi seu raciocínio. Primeiro você fala que aqui no Brasil há pouca tecnologia para muito blog (se bem que, particularmente, acredito na globalização, de modo que não concordo com seu raciocínio). E depois você cita o Meio Bit e a Geek por adaptarem e interpretarem notícias segundo nossa condição, coisa que, no meu “modus operandi”, deixei claro que faço. Ok… Afinal, gosto é gosto, e não dá para culpá-lo por não gostar do Guia.
@ André L. Soares
Existe gente non sense de todas as idades. Só citei os adolescentes no texto porque, no meu caso, as pessoas que plagiam meus textos são, em sua maioria, adolescentes.
@ Tamara
Se o cara não consegue sequer escrever algo original no blog, vai ter condição de rebater argumentos sólidos? Sem chance :).
@ Diego (:P)
Agora você é quem está gereralizando (a respeito dos “velhos adolescentes” e tal).
@ Chris
Acho que vou começar a fazer isso mesmo, Chris… Embora me doa ver um texto meu rodando por aí, há casos piores, né? Imagina se o Veríssimo encrespasse com seus textos que rodam via e-mail - e que, em alguns casos, nem dele são.
@ Julio
Não generalize, Julio. De fato, a maior parte dos blogs é horrível - seja de plagiadores, ou não. Todavia, existem aqueles bons, que acrescentam, e tal. Tenho uma lista no meu agregador de feeds, caso queira recomendações, é só falar que lhe mando os endereços :).
@ Carlos Fran
Isso é péssimo, e acontece com bastante freqüência. Lembro da época do iPhone, foi o caos!
@ Rafa
Esse é o comportamento correto - na minha concepção. O duro é convencer plagiadores a mudarem seu jeito de ser…
@ Bruno
Precisava do seu comentário sim, Bruno :). Sempre é válido, ainda mais quando o texto vem carregado de veneno, como o seu.
Veja bem, o Neowin é uma das minhas principais fontes, sim. Nunca neguei isso, e sempre que me baseio num texto de lá para publicar algo em meu blog, cito o site. Nada de “copy and paste”, apenas informações para compôr algo novo. Isso é errado? Absolutamente não. Até mesmo porque, se você analisar o conteúdo do Guia do PC, verá que utilizo vários outros sites como fontes.
E só para constar, mantenho o WinAjuda/GdP há cinco anos, e só o exploro com AdSense há dois. Ou seja, acho que não é só pelo dinheiro, né? Não nego que é um motivador extra, e ele faz com que eu me dedique mais aos sites, que eu me dedique profissionalmente a eles - é meu emprego atual, na realidade.
Mas tudo bem. É impossível agradar a todos, e sempre, sempre mesmo, vai ter gente criticando, falando mal, ainda que sem razão. É parte do trabalho agüentar esse tipo de crítica destrutiva…
[]’s!
Posted by Rodrigo P. Ghedin
October 23rd, 2007, às 4:15 pm. #.
Você cita quatro textos, um que cita corretamente a fonte, um, que não cita a fonte e outros dois que citam o segundo como sendo a fonte, o que neste caso não é totalmente errado.
Acho que aqui tem que ser separada as duas atitudes, a de não produzir nada novo e quanto a credibilidade da fonte.
Caro Rodrigo,
tenho acompanhado com atenção do BlogAjuda desde que intensifiquei a utilização do WordPress nas minhas atividades docentes. Teu trabalho é muito bom, e espero que ele permaneça, apesar dessas dores de cabeça relatadas no post.
o motivo de escrever é mostrar minha solidariedade a ti, neste caso do plágio, porque além de ser crime (e isso já seria razão suficiente do meu apoio), eu também fui vítima dessa situação. e pior: o plagiador era outro professor, de outra instituição de ensino.
se chegamos a essa situação é sinal de que precisamos nos mobilizar para evitar este tipo de coisa. conta com meu apoio e a minha ajuda, sempre que preciso. []s
Posted by Daniel Bittencourt
October 24th, 2007, às 9:40 am. #.
Olá a todos, concordo plenamente com o Rodrigo. Certa vez eu e o mesmo chegamos a dicutir sobre o assunto pois usei parte de seu post em uma de minhas publicações e isso o chateou, percebi que agi de forma errônia e o caso foi solucionado. Conheço sites e blogs onde existe conteúdo identico ao de meu site mas sem a fonte, nem do meu site e nem de onde a noticia foi postada originalmente (neowin, folha, meiobit, etc).
Costumo deixar um comentário para o dono do blog mas é em vão, não vejo resultado algum mas pelo menos tentei.
Em meu site post um conteúdo bem alternativo, coisas novas para muitos mas que outros classificam como lixo, infelizmente não vejo muitos resultados (visitas), mas fico feliz pelos poucos mas fiéis leitores.
A respeito da citação sobre Folha > Suporte XP > H2O Deskmod > Windows Tuning > Geral PC, axei incrivel, sempre tive vontade de dizer isso mas nunca achei um espaço onde demontrar isso e obtivesse retorno. Sempre me questionei sobre qual “a graça” de visitar sites “iguais”, tano no layout quanto no conteúdo. E o pior é que os mesmos recebem centenas e mais centenas de visitas por dia.
Foi chateado com isso, chego a desacreditar do ditado “Sem sacrificio não há vitória!”, com certeza quem o escreveu era alguém de muita sorte.
Mas em fim é isso, pensem o que quiserem, essa é a minha opnião.
[]’s!
Posted by Flávio Ricardo
October 25th, 2007, às 9:46 pm. #.
Pode enviar para o meu e-mail Rodrigo. Agora fiquei até curioso :)
Posted by Julio
October 26th, 2007, às 5:49 pm. #.
Concordo plenamente com Vc caro editor,e tenho até um “Ademais ” nesse assunto de “Chupação” de conteudo alheio,IMAGENS!!!,creia eu tenho um prosaico fotolog com imagens de trens,e creia tinha pessoas qeue simplesmente pegavam minhas suadas fotos(olha já fotografei trem de carga depois de passar por :cerca,brejos,subido morrosetc..) e o camarada simplesmente postava elas depois de ter sugado do meu fotolog como se fossem deles !!!
Já tive video meu do Youtube também sugado,mas agora em tudo que eu coloco e acho relevante eu mando meu nome mesmo !!,muitos podem achar até frescura,mas coloque seu nome nas imagens !!,eu como meu blog é bem especifico,e fala mais do meu dia a dia ningume “Chupa”,mas já colaborei com estudantes de comunicação ,em teses,etc..que nem meu nome colocou,mas deixa pra lá,hoje simplesmente nem colaboro mais !!
Abraço
Posted by Ricardo Principe di Mantova
November 5th, 2007, às 2:56 pm. #.
[…] que acham que, da noite para o dia, se tornarão importantes editores e por isso fazem um blog. Reproduzem incessantemente os outros, não investigam nada: deixam passar sua credibilidade sem correr atrás […]
Posted by Especulação, especulação, especulação | Pontoblog
November 6th, 2007, às 11:47 pm. #.
Rodrigo, olá. Como disse, te devia uma resposta. Para isso, ontem, li várias notícias do Guia do PC. Acho que o que não me agrada lá é o modelo, que é meio de “drops”. E no entanto gosto daqui. Sei lá, acho que aqui você é mais reflexivo/objetivo.
Eu não tenho nada contra alguém fazer blog de tecnologia no Brasil. Só acho que, para ser inovador e relevante, a pessoa tem de refletir mais ou “comprovar” que selecionou as melhores noticias de informática.
Tem a globalização, sim. Mas não acho honesto uma pessoa manter um blog em português cuja única função é “repassar” o que já foi dito, e quase sempre foi dito melhor em inglês. Eu leio alguns blogs em inglês e o que eu leio em português geralmente não existe da mesma forma em inglês.
E, enfim, o problema da Internet feita por jovens é que geralmente não há gente especializada em nada, a MAIORIA não passa de um bando de diletantes que não sabe escrever, isto é, tudo cheio de erros de português e sem qualquer argumentação: apenas opiniões, especulação, notícias falsas, não se importam com a credibilidade etc.
BlogAjuda © 2007.
Simple Grey theme developed by Rodrigo P. Ghedin.