BlogAjuda

Dicas, temas e informações sobre WordPress, blogosfera brasileira e monetização.

Debate sobre os blogs promovido pelo Estadão

Rodrigo P. Ghedin Blogosfera

Estadão.Acabei de assistir o debate, entitulado “Responsabilidade e Conteúdo Digital”, via Contraditorium, e em seguida, ler a crítica do autor do mesmo, o Cardoso. E… bem, discordo dele. Participaram do debate um professor da USP, um cara da Talent (agência de publicidade responsável pela campanha do Estadão), jornalistas e três bloggers: Edney, Bruna e Carlos.

Antes, assistam:


São setenta minutos, mas vale a pena assistir.

O pior (ou melhor) é que o professor da USP, Gilson Schwartz, está certo em boa parte das coisas que disse. Sim, ficou perceptível que ele não entende muito de blogs enquanto plataforma, e que provavelmente ele não lê nenhum, mas alguém vai dizer que quase tudo que se cria neste meio não é lixo? É lixo sim! Que não há uma diferença grande entre opinião pública e espaço público? Há sim! Que não faltam receptores minimamente inteligentes? Falta sim, e os blogs, em geral, se aproveitam disso para lucrar fácil.

Sempre bato na tecla de que, depois do boom do AdSense, monetização e afins nos blogs, este (o blog) foi banalizado. De repente, qualquer um criou seu espaço, entupiu de anúncios, e pronto, virou “problogger”. A maioria desses desistiu quando não viu o dinheiro entrar, mas outros descobriram o mapa da mina, ou seja, outros idiotas que vêm via Google e clicam nos anúncios. Isso implodiu qualquer espécie de pretensão em ganhar credibilidade por parte dos blogs como um todo, já que a idéia do dinheiro fácil impregnou o conceito de blog com tanta força quanto a idéia de diário de adolescente esteve e ainda está no imaginário popular.

Vejo o Cardoso e tantos outros querendo enfiar goela abaixo o blog como meio de comunicação, com tanta credibilidade quanto um Estadão, ou uma Folha. Eu vejo a coisa de outra maneira, e concordo com o Edney, numa frase proferida durante o debate: “Blogs jornalísticos são só aqueles escritos por jornalistas”. Jornalismo cidadão e colaborativo é legal, mas é algo espontâneo, pois se não for assim, deixa de ser cidadão, e passa a ser amador. Credibilidade é algo que se conquista. Chega a ser ridículo querer que a blogosfera seja reconhecida. Isso nunca acontecerá… O que vai acontecer, ou melhor, o que já acontece, é alguns blogs serem reconhecidos. Quais? Os melhores, claro.

Esse tom de animosidade entre blogs e mídia tradicional é ruim para todos. Primeiro porque, em hipótese alguma, os blogs substituirão os jornais tradicionais. E segundo que, se eles põem em cheque a credibilidade dos blogs, não será através de revides mal educados e/ou agressivos que se provará o contrário. O caminho é ignorar, e mostrar através de fatos e trabalho contínuo, a verdade real. Coisas como a réplica do Edney ao Schwartz, quando este questionou a falta de retorno dos blogs. Não acho que o Edney mordeu isca alguma; ele simplesmente quebrou um dos principais argumentos do professor, dizendo ganhar mais com o blog do que quando trabalhava como analista.

Já escrevi aqui que o mal da blogosfera é fechar-se em seu mundinho medíocre, como se os blogs fossem a cereja do pudim. Aí, quando alguém toca no ponto central da questão, e aponta o quão os blogs são fracos, esses mesmos blogs respondem com a já conhecida hostilidade, tachando-o de “blogueiro intelectual”. E as informações ricas sobre o ranking, que poderiam muito bem servirem de guia para melhorar o blog, se perdem em meio à ignorância…

Ainda bem que o Edney foi convidado para compor a mesa de debates. Ele falou de maneira tranqüila e centrada, sem radicalismos, concordando com os problemas dos blogs, que realmente existem, e defendendo os pontos nebulosos, às vezes trazidos à tona de maneira equivocada pelos demais debatedores. O Carlos falou pouco, e seu único deslize foi o “concordo com a campanha do Estadão”; por mais que eu ache que a blogosfera passa por uma fase ruim, a campanha generalizou, e isso é ruim sempre. A Bruna… Bem, ela falou uma vez, soltou um “merda” totalmente dispensável, e estava claramente nervosa. No geral, o balanço é positivo. Acho que esse debate, bem como toda essa polêmica, eram dispensáveis, mas já que a coisa enveredou para outros rumos, foi melhor assim.

Acompanhe abaixo os relatos dos participantes do debate:

13 comments

Eu acho que o que eles querem e acabar com o adsense em sites pequenos, pois eles estão fechando parceria com a google visita nos sites deles e o que não falta, ou seja nos bloqueiros vamos perde nossa grana.

Posted by Rafa
August 31st, 2007, às 7:27 pm. #.

Eu acho que os tres blogueiros que foram não devia ter indo e dado atenção ao que o estatão fala, eles so tem interesses pessoais, e tb acho que eles querem e so fechar a parceria com a google!

Posted by Doug
August 31st, 2007, às 7:28 pm. #.

O mês dos blogs…

Hoje é celebrado o Dia do Blog. Excelente pretexto para fazer um balanço deste mês de agosto, possivelmente o mais agitado de toda a história da ainda incipiente blogosfera brasileira. Encontro de blogueiros e leitores no Rio, rankings e o mapa do …

Posted by Pensar Enlouquece, Pense Nisso.
September 1st, 2007, às 11:24 am. #.

Rodrigo,
Adoro seu blog, acho que você presta um serviço dos mais legais aos nossos pares, assino seu feed, referencio você sempre que posso, mas poucas vezes discordei tão cabalmente com um único artigo publicado por qualquer dos blogs que acompanho quanto discordo dos pontos de vista expressos aqui por você. Fiquei com a impressão de que vivemos em mundos diferentes, em momentos diferentes e não apenas discordo, mas também não consigo entender seus argumentos. Como respeito muito você fico pensando “o que será nos proporciona visões tão antagônicas a respeito de tudo isso?” Ainda não achei a resposta, mesmo já tendo revisitado seu texto e os citados por você na sua argumentação algumas vezes…

Posted by Wagner Fontoura
September 2nd, 2007, às 5:53 pm. #.

[…] Bom depois disso tinha mesmo que assistir o tal debate… Lá fui eu pra “viagem” do vídeo de mais de uma hora.Não concordava com algumas colocações que o Cardoso escreveu, então fui procurar outras opiniões, quando me deparei com a do Rodrigo Ghedin. […]

Posted by Responsabilidade e Conteúdo Digital - Debate Estadão x Blogueiros
September 2nd, 2007, às 6:17 pm. #.

@ Wagner Fontoura

oi Wagner :). Sempre soube que esse texto geraria polêmica, e estava até surpreso dele não ter recebido nenhum comentário até o momento… Obrigado por comentar!

Olha, eu acho que os blogs estão deturpados. Ponto. Acho errado considerar blogs como uma classe, acho errado todo esse hype em torno da ferramenta, como se fosse uma coisa totalmente apartada do resto da Internet. Sites pessoais, os avôs dos blogs, sempre existiram; desde sua época, sempre houve os medíocres e os bons, mas naquele tempo, ninguém tentou alavancar todos os sites pessoais, como se fossem um bloco, ao invés de destacar apenas os bons. É o oposto disso que estou sentindo com os blogs… A maioria defendendo a ferramenta, independente da qualidade do material.

Eu acho que blogs são legais, tanto que mantenho dois, e leio muitos (incluindo o seu). Só acho que a “defesa” dos bloggers está errada. Blogger está virando sinônimo de coitadinho. Exemplo? Isso aqui. E daí se a mulher não quer convidar bloggers? É um direito dela, ora. Mas não: querem equiparar blogs com veículos de jornalismo, com mídia tradicional, coisa que não é, nem nunca será.

Blogs têm seu espaço. Basta ver iniciativas de empresas grandes, como a Microsoft e a Motorola, que convidaram bloggers para terem uma relação mais estreita com eles. Agora, de todos os blogs convidados, algum deles já reclamou de serem excluídos por serem blogs, coisa que a maioria faz? Que eu me lembre, não. Engadget, Gizmodo, dentre outros, ganharam credibilidade a troco de suas qualidades, não a troco choramingos e lamúrias.

Resumindo meu pensamento, transcrevo uma frase do meu texto acima:

Chega a ser ridículo querer que a blogosfera seja reconhecida. Isso nunca acontecerá… O que vai acontecer, ou melhor, o que já acontece, é alguns blogs serem reconhecidos. Quais? Os melhores, claro.

Simples assim. Não sei se deixei meu pensamento mais claro, ou se pareci mais idiota tentando me explicar, mas enfim, é isso o que eu acho…

[]’s!

Posted by Rodrigo P. Ghedin
September 2nd, 2007, às 7:44 pm. #.

Rodrigo,
Em tempos em que remar contra a maré é até perigoso (vide hostilidade dessa blogosfera), queria só deixar registrado aqui o meu “concordo”.

Posted by Alê Moreno
September 2nd, 2007, às 9:48 pm. #.

O pior é eles alegarem que blogueiro só copia e cola as matérias. De fato isso acontece. Já achei matérias do meu blog copiadas na caruda em dezenas de blogs.

Mas o pior é que grande parte das matérias internacionais, os jornais copiam do Reuters, mas a diferênça é que eles não citam fontes. Nunca!

Aliás, só citam a fonte, quando há um erro de informação da matéria, ai sim eles culpam a fonte.

Posted by Rael B. Riolino
September 3rd, 2007, às 8:26 am. #.

Os jornais não copiam matérias da Reuters (uma agência de notícias). Eles assinam e pagam um bom dinheiro pelo direito de uso dessas notícias. E dão todos os créditos sim (até por proteção jurídica).

E só para deixar claro: Odeio o Estadão!

Posted by Alê Moreno
September 3rd, 2007, às 10:21 am. #.

[…] para o debate, falou isso se referindo aos blogueiros convidados. Nos comentários do texto o Rodrigo diz que bloggers não são uma classe, gostaria de levantar a questão e pedir explicações aos […]

Posted by Somos uma classe ou não?
September 3rd, 2007, às 11:59 am. #.

Eu detesto ter que admitir isso, mas concordo com tudo inclusive as vírgulas.

Não consigo entender a razão de muitos blogueiros terem assimilado os anúncios da Talent como sendo exclusivamente voltados para blogs.

Posted by issamu
September 3rd, 2007, às 12:12 pm. #.

O que me deixou puto nesse debate (estou vendo agora enquanto comento) é que ele foi todo esquematizado de acordo com os interesses deles.

Já se passaram 16 minutos e não ouvi a voz de nenhum blogueiro. As perguntas foram direcionadas aos outros participantes e se o Edney não interrompesse, como estou vendo só agora, ninguém iria deixá-los falar.

Chamaram vários especialistas e jornalistas munidos de argumentos e dados até os dentes, e apenas 3 blogueiros, sendo 2 jovens, sem experiência em rodas de discussão. poderia ter sido mais manipulado?

Eles tem razão em alguns pontos, mas o fato de terem manipulado isso me deixou puto sim. E se achar isso é choramingar, então choraminguemos.

Abraço

Posted by Tonobohn
September 3rd, 2007, às 9:59 pm. #.

[…] Debate sobre os blogs promovido pelo Estadão […]

Posted by Blog é o tomate da Ilha das Flores? | Escrita Torta em Linha Reta
September 5th, 2007, às 12:00 am. #.

Leave a comment!



Message



BlogAjuda © 2007.

Simple Grey theme developed by Rodrigo P. Ghedin.

WordPressFAMFAMFAM